Capa do game Paperboy

Paperboy

Lançado há 36 anos | 3.30

Paperboy é um jogo de arcade da Atari Games desenvolvido originalmente em 1984. Os jogadores assumem o papel de um jornaleiro que entrega jornais ao longo de uma rua suburbana em sua bicicleta. O jogo foi portado para inúmeros consoles de videogame e computadores pessoais. A versão do Nintendo Entertainment System (NES) representou o primeiro jogo nes desenvolvido nos Estados Unidos e, coincidentemente, a versão Sega Master System representou o primeiro jogo de SMS desenvolvido no Reino Unido. Paperboy foi inovador por seu tema e novos controles.

Jogabilidade:
O jogador controla um jornaleiro em uma bicicleta entregando jornais ao longo de uma rua suburbana que é exibida em uma perspectiva de gabinete (ou projeção oblíqua). O jogador tenta entregar uma semana de jornais diários para subscrever clientes, tenta vandalizar as casas de não-assinantes e deve evitar riscos ao longo da rua. Os assinantes ficam perdidos por faltar a uma entrega ou danificar a casa de um assinante.

O jogo começa com uma escolha de níveis de dificuldade: Easy Street, Middle Road e Hard Way. O objetivo do jogo é entregar perfeitamente os papéis aos assinantes por uma semana inteira e evitar bater (o que conta como uma das vidas do jogador) antes do fim da semana. O jogo dura sete dias no jogo, de segunda a domingo.

Controlando o jornaleiro com os controles do guidão, o jogador tenta entregar jornais aos assinantes. Cada dia começa mostrando uma visão geral da rua indicando assinantes e não-assinantes. Assinantes e casas de não-assinantes também são fáceis de discernir no próprio nível, com assinantes vivendo em casas coloridas e não-assinantes vivendo em casas escuras.

Entregando os papéis
O jornaleiro começa sua rota no início da rua (parte inferior da tela) e progride até o final. O jogador pode controlar a velocidade do jornaleiro, mas o jornaleiro está em constante movimento e não pode parar de avançar até que o nível (dia da semana) tenha terminado. Se ele desacelerar ou parar por mais de alguns segundos, um enxame de abelhas aparecerá (somente versão arcade). Para cada papel entregue na caixa de correio de um assinante, o jogador recebe 250 pontos. Se o papel for entregue na porta do assinante, o jogador recebe 100 pontos. Os pontos são multiplicados x2 para jogar 'Middle Road', e x3 para jogar 'Hard Way'. Pontos podem ser ganhos para quebrar plantas, atropelando flores ou jogando papéis em janelas das casas não-assinantes.

Em Paperboy, o jogador tenta entregar jornais aos assinantes ao longo de uma rua suburbana.
Os principais objetivos do jogo são manter o maior número possível de assinantes e permanecer vivo. Os objetivos secundários incluem vandalizar as casas de não-assinantes e bater incômodos com jornais.

Manter assinantes é bastante simples: o jogador deve entregar um papel para eles. Embora o jogador possa entregar mais de um papel para cada cliente, ele tem que evitar danificar acidentalmente suas casas, como jogar um papel através de uma janela. Entregar um jornal diretamente na caixa de jornal do cliente (ou caixa de correio, como a narração o chama) ganha pontos de bônus. Danificar acidentalmente a casa de um cliente ou deixar de entregar um papel faz com que o cliente cancele sua assinatura e pode fazê-lo montar armadilhas para o jornalboy no dia seguinte. Em rodadas mais avançadas, o proprietário pode correr imediatamente após o jornaleiro depois que a casa for danificada.

O jogador deve permanecer vivo evitando obstáculos que aparecem ao longo da rua. Alguns obstáculos incluem incômodos cotidianos, como hidrantes, bueiros, dançarinos de break, carros, skatistas, bêbados, crianças com brinquedos controlados por rádio e até mesmo inimigos bastante bizarros, como um tornado, gatos domésticos superdimensionados, e até mesmo o próprio Ceifador Sombrio. O jogador também deve cruzar cruzamentos de rua com sucesso (o que fica mais difícil a cada dia). Alguns obstáculos podem ganhar os pontos de bônus do jogador. Por exemplo, o breakdancer e alguns homens brigando na rua podem ser "espancados" com um jornal por pontos extras. Encontrar qualquer um dos obstáculos com a moto resulta na perda de uma vida.

Existem dois tipos de colisões possíveis de correr em obstáculos, "%#@*!" e "SMACK!" O primeiro resulta de atingir obstáculos que são parte integrante da paisagem, como hidrantes, cercas e placas de sinalização. Este último tipo de colisão vem de obstáculos não integrantes da paisagem: carros, pessoas, cães e abelhas.

Ao longo do caminho, o jornaleiro pode pegar pacotes extras de papéis, já que ele pode carregar apenas um número limitado. Estas são às vezes localizadas em locais de difícil acesso.

Uma 'Entrega Perfeita' é alcançada entregando com sucesso a todos os assinantes atuais. Este prêmio dobra pontos de bônus para cada casa entregue, além de reintegrar um assinante perdido - até um máximo de 10 das 20 casas sendo assinantes. Se uma 'Entrega Perfeita' for alcançada quando o jogador já tem 10 assinantes, pontos bônus duplos ainda são concedidos, mas nenhum outro assinante é adicionado.

Estágio
Paperboy encontrando alguns obstáculos, como um triciclista da Roda Grande e um trabalhador da construção civil.
O final de cada nível contém um "curso de treinamento", com música única, que o jogador pode atravessar dentro de um tempo atribuído para pontos bônus. No curso de treinamento estão vários alvos a serem atingidos com papéis, saltos, água e outros perigos. Cavalgar sobre um salto repõe o estoque de papéis do jornaleiro, além de ganhar pontos. Assim como o resto do nível, a dificuldade do curso de treinamento aumenta ao longo da semana, com novos riscos adicionados a cada dia. Bater no curso ou ficar sem tempo termina o dia, mas não resulta na perda de uma vida. A conclusão bem sucedida do curso de treinamento recompensa o jogador com um bônus por qualquer tempo restante.

Bug da linha de chegada
Um bug no jogo permitiu que o jogador contornasse a linha de chegada no final do curso de treinamento e repetisse-a uma segunda vez, com dados de lixo aparecendo no display, obtendo grandes pontuações.

Recapitulando a entrega
O dia seguinte começa com a visão geral do bairro novamente, destacando novos assinantes e quaisquer cancelamentos de inscritos. Um registro de entrega impecável para o dia anterior resulta em um novo assinante. No dia seguinte, a rua é mais dura com mais obstáculos e carros mais rápidos.

O jogo termina com a entrega de domingo. A estrada é a versão mais difícil de qualquer estrada que o jogador tenha selecionado, e os jornais da edição de domingo são mais pesados e voam mais lentamente. Entrega com sucesso neste dia termina o jogo, mas com um jornal intitulado "Paperboy ganha prêmio de entrega de papel excepcional", completo com uma foto do jornaleiro segurando um troféu.

Perder todas as vidas também termina o jogo com uma manchete lendo "Paperboy Chama DeSistindo". Fazer com que todos os assinantes cancelem suas assinaturas, falhando em entregar seu papel ou vandalizando suas casas resulta em uma manchete lendo "Paperboy Fired", juntamente com uma voz digitalizada que diz "Você está demitido!"

A versão arcade do jogo incluía uma série de clipes de voz, usados tanto como comentários de narração no início do jogo (por exemplo, "Paperboy... parar em nada em seu valente esforço para salvar esta terra do jornalismo de TV,") e como a voz do próprio jornaleiro ao jogar um papel em uma caixa de correio (por exemplo, "Agora você tem um amigo no negócio de papel.") ou perder uma vida (por exemplo, "Eu vivo uma vida de perigo"). Acertar alguns obstáculos específicos poderia desencadear clipes de voz específicos do obstáculo. (Por exemplo, um satírico "Vamos ver você pendurar dez!" quando atingido por um skatista, ou quando atingido por um triciclista, ele responde: "Eu odeio esse garoto.") Clipes de voz de colisões só resultam do tipo "SMACK!".

Portas:
Paperboy foi portado para consoles e computadores domésticos, a partir de 1986. Em algumas dessas versões, o jogador poderia assumir o papel de uma garota de papel em vez de um jornaleiro. Paperboy foi portado para a BBC Micro e Acorn Electron (por Andy Williams, 1986), Comodoro 64 (por Chris Harvey e Neil A Bate, 1986), Comodoro 16 (1986), Amstrad CPC (1986), ZX Spectrum (1986), Apple II (1986), TRS-80 Color Computer (1986), DOS (1988), Apple IIGS (1988), NES/Famicom (1988)(1991, Japão), Game Boy (1990), Game Boy Color (1999), Atari ST (1989), Amiga (1989), Atari Lynx (1990), Sega Master System (1990), Game Gear (1991) e Sega Mega Drive/Genesis (1991)(1992, Japão). A versão NES é particularmente notável por ser o primeiro jogo nes desenvolvido nos Estados Unidos.

Ao contrário da versão arcade, várias dessas versões inspiraram uma sequência, Paperboy 2 para vários sistemas domésticos (Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, DOS, Game Boy, Game Gear, Sega Genesis, NES, SNES, ZX Spectrum), e uma versão 3D para o Nintendo 64 chamada Paperboy 64.

Mais recentemente, Paperboy foi incluído no Midway Arcade Treasures, uma compilação de jogos de arcade para nintendo GameCube, PlayStation 2, PlayStation Portable, Xbox e Windows lançado em 2003.
Uma versão mobile de Paperboy foi lançada em 2005.

Paperboy também foi lançado em 14 de fevereiro de 2007 no Xbox Live Arcade para o Xbox 360; no entanto, o jogo foi deslistado.

Uma versão de aniversário de 25 anos do iPhone/iPod Touch do Paperboy foi lançada em 18 de dezembro de 2009.

Imagens

Videos

Gamers

Nenhum gamer encontrado, seja o primeiro!

Análises

Nenhuma análise encontrada, faça a primeira!

Comentários

Nenhum comentário encontrado, comente primeiro!

Games sugeridos

LOGAMERS
Somos um aplicativo Web completamente gratuito para gerenciar a sua coleção de games. Aqui você encontrará games, plataformas, análises e muito mais.